Exames

URÉIA

Dicas:
Preparação para exame: Jejum não obrigatório

Interpretação:
Níveis aumentados de ureia indicam diminuição da função renal, que pode ser resultante de doenças renais ou de diminuição do fluxo sanguíneo para os rins, que pode ocorrer com insuficiência cardíaca congestiva, choque, infarto do miocárdio, queimaduras graves, desidratação ou obstruções vasculares.

Podem aumentar também quando aumenta o metabolismo de proteínas, com a ingestão excessiva de proteínas na dieta ou com sangramentos digestivos (por causa das proteínas presentes no sangue).

Níveis diminuídos não são comuns nem preocupantes. Ocorrem em doenças hepáticas, desnutrição ou hidratação excessiva, mas o exame não é usado para diagnosticar ou monitorar esses problemas.

Os níveis de ureia permanecem normais com apenas um rim em funcionamento, mesmo que o outro tenha lesões ou seja retirado.

Aplicação:
A dosagem de ureia é usada, principalmente, com a dosagem de creatinina, para avaliar e monitorar pacientes com doenças renais. É feita, também, com frequência como parte de exames de rotina para avaliar a saúde de pacientes.

Revisado em 14/06/2021