Exames

PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES COM DIETA ALIMENTAR

Dicas:

Carnes de qualquer animal
Frios e embutidos (salame, presunto, salsicha, lingüiça, etc.);
Beterraba; Frutas cítricas (tomate, laranja, limão, abacaxi, morango, acerola, kiwi, maracujá, etc.); Vegetais de cor verde-escura (couve, brócolis, agrião, rúcula, escarola, almeirão e radite); Talos de vegetais crus (como dos diversos tipos de alface); Alimentos com fibras insolúveis: arroz integral, fibra de trigo, linhaça, granola crua ou torrada, sementescruas ou torradas, cascas de frutas, casca e sementesde tomate, casca de feijão e de milho; Vinagre; Pimentas in natura ou molhos a base de pimentas.

Importante:
Evitar sangramento gengival ao escovar os dentes;
No 4º dia, colher as fezes no frasco fornecido pelo laboratório;
Não utilizar laxantes ou supositórios;
Urinar antes de coletar para não contaminar com urina;
Mulheres em período menstrual devem usar um tampão vaginal (absorvente interno) ou esperar acabar o ciclo;
Pacientes com hemorróidas sangrantes devem esperar três dias após cessar o sangramento para coletar;
Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (antiinflamatórios, corticoides, aspirina, ferro e vitamina C), nem uso de bebida alcoólica, nos últimos 3 dias. Consultar seu médico, caso haja algum desses medicamentos de uso contínuo;
Para crianças que recebem somente a amamentação como alimento, não há dieta;

Aplicação:
Este teste deve ser feito de forma frequente a partir de uma determinada idade. Assim, as pessoas com mais de 50 anos devem fazer periodicamente este teste, já que o risco de desenvolvimento de cancro do cólon é maior a partir desta altura. Como este cancro não se manifesta a não ser numa fase mais avançada, é essencial fazer exames periódicos para que seja detectado a tempo, antes de começar a fazer metástases.

A presença de mais de 2 mililitros por 150 gramas de fezes é considerada patologicamente significativa e como podem não estar presentes sinais visíveis de sangramento com essa quantidade de sangue, é necessário proceder à pesquisa do sangue oculto. Antes usada principalmente para diagnosticar casos suspeitos de doenças gastrintestinais, essa prova é utilizada hoje nas triagens de massa, para detecção precoce do câncer colorretal.

Revisado em 14/06/2021