Exames

GAMA GT

Dicas:
Preparação para o exame: Jejum 4h após alimentação pesada

Bebida alcoólica: A abstinência é desejável nas 72 horas que antecedem o teste.
Medicação: Suspender medicamentos (à critério médico) a base de fenitoína, fenobarbital e acetaminofen.

Interpretação:
A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.

Aplicação:
A dosagem da gama-glutamil transferase (GGT) pode ser usada para determinar a causa da elevação de doenças hepáticas.

A dosagem de GGT algumas vezes é usada como auxiliar da detecção de doença hepática e de obstrução biliar. Geralmente, é solicitada em conjunto com os testes de função hepática ou após estes, como ALT, AST, FAL e bilirrubina.

Em geral, níveis aumentados de GGT indicam que está havendo lesão hepática mas sem especificar exatamente que doença está causando o dano. Embora o aumento na dosagem de GGT possa ser provocada por lesão hepática, também pode ser causada por consumo de álcool e/ou outros quadros, como insuficiência cardíaca congestiva.

A GGT pode ser usada para triagem de alcoolismo crônico (apresenta-se elevada em cerca de 75% dos consumidores crônicos). Algumas vezes, o teste é usado para monitorar o consumo normal ou abusivo em indivíduos em tratamento para alcoolismo ou hepatite alcoólica.

Revisado em: 14/06/2021