Exames

ANTIBIOGRAMA

Preparação para o exame:
De acordo com o tipo de amostra, sendo que esta informação deverá ser solicitada no laboratório antes da realização do exame. Em caso de dúvidas, deve-se consultar o site do laboratório de apoio, que consta ao final desta página.

Amostra: As amostras que podem ser utilizadas para realização do teste são: saliva, sangue, urina, fezes, tecidos ou expectoração.

Interpretação:
Categoria de Interpretação ‘Sensível’: Um microrganismo é categorizado como Sensível, quando há uma alta probabilidade de sucesso terapêutico utilizando o regime de dosagem padrão do agente.

Categoria de Interpretação ‘Sensível, aumentando exposição’: Um microrganismo é categorizado como Sensível, aumentando exposição quando há uma alta probabilidade de sucesso terapêutico porque a exposição foi aumentada ajustando-se o regime de dosagem ou sua concentração no local de infecção.

Categoria de Interpretação ‘Resistente’: um microrganismo é categorizado como Resistente quando há alta probabilidade de falha terapêutica mesmo quando há aumento da exposição.

Aplicação:
A determinação do perfil de suscetibilidade de uma bactéria pode oferecer um auxílio muito importante para o clínico, orientando-o em relação à antibioticoterapia a ser instituída ao seu paciente. O antibiograma ou teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA) é realizado sempre que o microrganismo isolado for relevante e sua sensibilidade aos diferentes agentes antimicrobianos não for previsível.

Revisado em: 14/06/2021