Exames

ALT/TGP

Dicas:
Injeção intramuscular ou exercícios extremos podem aumentar os níveis de ALT.
Preparação para o exame: Jejum aconselhável de 4 horas, após alimentação pesada.

Interpretação:
Níveis muito elevados de ALT (acima de dez vezes o valor limite normal) geralmente são causados por hepatite aguda, frequentemente provocada por infecção viral. Nos casos de hepatite aguda, os níveis de ALT se mantêm altos por cerca de um a dois meses, mas é possível que sejam necessários de três a seis meses para que voltem ao normal.

Os níveis de ALT geralmente não são tão altos na hepatite crônica, geralmente mantendo-se abaixo de quatro vezes o valor normal. Nesses casos, os níveis de ALT com frequência variam entre valor normal e ligeiramente aumentado e, consequentemente, os médicos normalmente solicitam esse teste para verificar se o padrão é mantido.
Em algumas doenças hepáticas, especialmente quando há obstrução de ductos biliares, quando o indivíduo tem cirrose e quando há algum tipo de câncer hepático presente, a ALT pode estar próxima dos níveis normais.

Aplicação:
O médico geralmente solicita o teste de ALT (e vários outros) para a avaliação de paciente que se apresentam com sintomas de distúrbio hepático. Dentre esses sintomas estão icterícia, urina escura, náusea, vômitos, distensão abdominal, ganho de peso incomum e dor abdominal.

Revisado em: 14/06/2021