Exames

ÁCIDO ÚRICO

Dicas:
Muitos medicamentos podem aumentar ou diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Diuréticos do grupo das tiazidas diminuem a excreção de ácido úrico, causando aumento dos níveis sanguíneos. Aspirina e outros salicilatos têm efeito variável sobre os níveis de ácido úrico. Doses baixas elevam e doses altas diminuem o ácido úrico no sangue.

Pessoas com risco de cálculos de ácido úrico devem evitar alimentos ricos em purinas.

Jejum: Aconselhável 4 horas após alimentação pesada.

Interpretação:
Sangue: Níveis altos de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) podem ser causados por produção excessiva de ácido úrico ou por eliminação deficiente. Causas de produção excessiva incluem câncer metastático, mieloma múltiplo, leucemias, linfomas, anemias hemolíticas, policitemia, quimioterapia, radioterapia, alguns medicamentos, dieta rica em proteínas e alguns distúrbios hereditários.

Diminuição da excreção ocorre com doenças renais, acidose, toxemia da gravidez, alcoolismo e com o uso de alguns medicamentos, em especial diuréticos. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue está relacionado com a formação de cristais em articulações (gota) ou nos rins (nefropatia úrica).

Níveis baixos de ácido úrico são observados com menos frequência e não têm importância clínica. Podem estar associados a alguns distúrbios, como determinados tipos de doença hepática ou renal, como a síndrome de Fanconi, exposição a algumas substâncias e alguns erros do metabolismo, como a doença de Wilson. Mesmo asim, a dosagem de ácido úrico não é usada nesses casos para diagnóstico nem para acompanhamento.

Urina: Níveis altos de ácido úrico na urina são observados com gota, mieloma múltiplo, leucemias, linfomas e dieta rica em purinas, e estão associados a um risco de formação de cálculos renais.

Níveis baixos são vistos com doenças renais e alcoolismo crônico.

Aplicação:
A dosagem de ácido úrico no sangue é solicitada para detectar níveis altos observados em pessoas com gota, um tipo de artrite. O exame também é usado para monitorar o nível de ácido úrico em pessoas submetidas a quimioterapia ou radioterapia.
A dosagem na urina é usada para avaliar a causa de cálculos renais recorrentes.

Revisado em: 14/06/2021