Resultado de Exames




Pesquisa de Satisfação

Perguntas + Frequentes

Água "quebra" o jejum?

Não. Pode tomá-la de forma habitual. Porém, para exame de urina, a água em excesso pode interferir

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Sim. Realizar atividade física antes de coletar sangue pode interferir em alguns exames como glicemia e hormônios.

Exames com contraste interferem na coleta de exames?

O contraste interfere no resultado de alguns exames para isso, devemos verificar o tipo de exame a ser coletado. Para a coleta de urina o ideal é aguardar 48 horas.

Medicamentos interferem em exames laboratoriais?

Eles podem interferir nos resultados de exames laboratoriais, mas a conduta é que seu médico seja informado do uso, pois somente ele poderá suspender ou não. Também é importante informar ao Laboratório no momento do cadastro.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim. O ideal é não ingerir bebida alcoólica na véspera, pois pode interferir no resultado de alguns exames.

Para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Para a comodidade do cliente é melhor o que material seja colhido em casa, em frasco fornecido pelo laboratório e acondicionado na geladeira até a hora de levar ao laboratório.

Pode fumar antes de fazer exame?

Não. O ideal é não fumar no dia do exame. Além disso, o fumo constante já interfere nos resultados de alguns exames.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame de parcial de urina?

É importante coletar uma urina que represente bem o material da bexiga, sem material contaminante da uretra (células e secreções) que podem estar presentes na micção do primeiro jato.

Por que quando se tira sangue para exame, às vezes, o local fica roxo?

O hematoma é um sinal de extravasamento de sangue para fora da veia, ele não poderá causar hemorragia interna. Pode ocorrer devido alguns fatores como: fragilidade da veia; coleta feita com muita pressão; pouca ou ausência de compressão no local de punção; uso de medicamentos que alteram a coagulação ou carregar peso em seguida à coleta.

Qualquer exame pode ser feito à tarde?

Alguns, não. É o caso das dosagens de cortisol, ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.

Mostrando 1 - 12. Total de 12 em 1 página(s).

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Laboratório Bioanálises