Resultado de Exames




Pesquisa de Satisfação

Exames

*

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


TESTE DO PEZINHO

Dicas:

O Laboratório Bioanálises realiza o exame teste do pezinho para recém nascidos entre o terceiro e o sétimo dia após o nascimento, preferencialmente no 5º dia. Para o procedimento, a criança não precisa estar em jejum e a amostra que será coletada é sangue capilar ou, de preferência, venoso.

 

Interpretação:

Aplicação:

O teste consiste na análise do sangue do recém nascido, com o intuito de detectar precocemente doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. As principais doenças examinadas pelo teste são a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo, Anemia Falciforme, Deficiência de biotinidase, Fibrose cística e Hiperplasia adrenal congênita. O teste é obrigatório, não existe contraindicações para o exame e não agride o bebê.


Tipos de teste do pezinho e quantidade de doenças detectadas:


* Básico: Fenilcetúnira, aminoácidopatias (por cromatografia), anemia falciforme, hemoglobinopatias e Hipotireoidismo congênito (TSH)


* Ampliado: Acrescenta-se ao básico o Hipotireoidismo congênito (T4), hiperplasia adrenal congênita e fibrose cística.


* Plus: Acrescenta-se ao ampliado a Galactosemia, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.


* Master: Acrescenta-se ao plus a Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sífilis congênita, citomegalovirose congênita, doença de chagas congênita, rubéola congênita.


* Exame opcionais: Surdez congênita (conexina 26), Acidemias Orgânicas e Aminoácidopatias (espectometria de massa em Tandem), deficiência da MCAD e anticorpos anti-HIV 1 e 2

 

Revisado em 15/10/2019

Ver todos os Exames

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Laboratório Bioanálises